A fase de testes chegou ao final. Todos os times envolvidos na edição do Brasileirão já passaram por seus campeonatos regionais. A maioria dos clubes conquistou o título, outros ficaram pelo meio do caminho, uns ainda disputarão torneios em paralelo e outros dependem desse título para fechar o ano com pelo menos uma conquista.
Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo serão os Estados representados pelos vinte clubes presentes no Brasileirão. Disputado em formato de pontos corridos, considerados por muitos como a forma mais justa de decidir um campeonato e outros acham que é uma forma "chata" e sem graça.
Quem defende o formato, garante que é a melhor forma, pois premia o clube que mais somar pontos e não dá chances a um possível azarão. Já os que preferem, como eu, o sistema com fases "mata-mata", dando mais emoção e trazendo mais publico as arquibancadas. No sistema pontos corridos, caso o campeão seja conhecido com antecedência, os torcedores dos demais clubes não se fazem mais presentes nos estádios.
Mas essa questão de preferência de sistema de disputa é uma questão de gosto.
Nos últimos dois anos (2009 - 10) tiveram disputas empolgantes e de tirar o folego, verdadeiros testes para cardíaco. Em 2009, o grande beneficiado por essas disputas foi o Flamengo, que conquistou o seu "sexto" título e quebrou a sequencia São Paulina, que vinha da conquista dos três campeonatos anteriores (2006 - 07 - 08).
Não foi diferente no ano seguinte. Mais uma vez os cariocas foram beneficiados, mas dessa vez foi o Fluminense. Torneio chegou a sua última rodada com nada mais nada menos que três times com chances reais de vencer. Corinthians, Cruzeiro e Fluminense travaram uma verdadeira guerra em três campos diferentes.
O Corinthians foi até o Serra Dourada encarar o rebaixado Goiás, precisava vencer e torcer, torcer muito contra seus rivais. Empatou e terminou em terceiro.
O Cruzeiro recebeu o Palmeiras, que foi a campo para perder e tirar o Corinthians da disputa. Venceu e terminou em segundo lugar.
O Fluminense recebeu em seus domínios o também rebaixado Guarani e com a vitória garantiu o seu terceiro título Brasileiro. Conca, Fred e o rei do Brasileirão, Senhor Murici Ramalho, levantaram o caneco.
CLÁSSICO REGIONAL SÓ NO FIM
Pelo segundo ano consecutivo tivemos clubes que preferiram a derrota a ver seu rival campeão. Em 2009, o Corinthians deixou de jogar perante o Flamengo para não ver o São Paulo ser campeão pela quarta vez consecutiva. Em uma partida onde os jogadores, principalmente o flamenguista Felipe, foram acusados de favorecimento ao time carioca para prejudicar o Tricolor Paulista.
No ano seguinte foi à vez do troco. Sem chances de título para São Paulo e Palmeiras foram acusados de favorecimento e "corpo mole" nas partidas contra Cruzeiro e Fluminense para não deixar o Timão ser campeão.
Diante disso a CBF acatou sugestão encabeçada por Mano Menezes e apoiada por vários outros técnicos, para que os chamados "clássicos entre rivais" fossem realizados nas últimas rodadas, evitando assim o chamado corpo mole.
Sendo assim, clássico só nas 19ª e 38ª rodadas:
CORINTHIANS x PALMEIRAS – Clássico Paulista
SANTOS x SÃO PAULO – Clássico Paulista
FLAMENGO x VASCO – Clássico Carioca
BOTAFOGO x FLUMINENSE – Clássico Carioca
GRÊMIO x INTERNACIONAL – Clássico Gaúcho
CORITIBA x ATLÉTICO – PR – Clássico Paranaense
CRUZEIRO x ATLÉTICO – MG – Clássico Mineiro
AVAÍ x FIGUEIRENSE – Clássico Catarinense
SÓ OS MELHORES
São os quatro melhores de São Paulo e Rio de Janeiro. Os três melhores de Minas Gerais também estarão presentes. Os dois gigantes do Rio Grande do Sul e do Paraná serão grandes atrações, principalmente o supercampeão Coritiba. Os maiores em tradição de Santa Catarina e grande Bahia não ficarão de fora. E não podemos esquecer o vovô Ceará.
Colocando tradição, conquistas e situação atual não poderiam ser outros protagonistas para esse grande evento nacional. Clássicos regionais e nacionais de deixar qualquer apaixonado por futebol alucinado.
Sem contar que esse ano é ano de Copa América e todos os jogadores querem uma vaga nessa seleção que vai a Argentina. Neymar, Ganso e Leandro Damião são as promessas de grandes espetáculos para essa edição, com eles em campo não tem placar em branco.
Grandes jogadores, promessas e realidades estarão mesclando os gramados do Rio Grande do Sul ao Ceará.
Esse ano promete!
CHUTE CERTO BRA-11
O CHUTE CERTO volta com força máxima, pois agora a coisa é em âmbito nacional. Confira meus palpites, deixe um comentário com os seus chutes e vamos ver que mais acerta!
2 comentários:
o campeonato brasileiro tem tudo para ser bom este ano, mas acredito que o santos e cruzeiro estão bm mais ajustado do que os demais, mas tem muito time bom com sede de levar o caneco, sampa, coringão, mengo, coritiba, atletico mg...vasco por fora, eu creio que este ano será melhor comparado com ano passado, otimo post...
Vai ser um grande Brasileirão, ainda mais agora que os times estão se reforçando. Favoritos são aqueles com elencos completos, como Santos, Cruzeiro, Inter, mas certamente vão perder grandes jogadores na janela. Abraço, grande postagem!
Postar um comentário